Mensagem ieTIC

José António Moreira

Coordenador da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta

Em tempos de enormes mudanças, de um mundo estruturado de uma forma complexa onde coabitam o analógico e o digital, o real e o virtual, o humano e a máquina, o offline e o online, do reconhecimento de que vivemos numa nova ordem social, cultural, económica, política e até ética e da vertiginosa evolução das tecnologias digitais deparamo-nos com a necessidade de repensar e redefinir o paradigma educacional.

Conscientes desta realidade e da necessidade desta mudança, na generalidade, as instituições educativas têm procurado adaptar-se a este desafio. No entanto, grande parte do debate surge a partir de visões tradicionais da educação que encaram as tecnologias e o digital como essencialmente instrumental. E na realidade o desafio já não é apenas o de aprender e integrar o digital no processo educativo, mas sim assegurar que os cidadãos evoluam de meros consumidores para produtores esclarecidos e ativos, preparando-os para uma verdadeira cultura do digital.

Assim, se neste contexto aceitarmos que as tecnologias são linguagens sintéticas que permitem configurar novos ambientes educativos, então é crucial reconhecer a necessidade do processo ser sustentado por modelos que permitam produzir as competências hoje necessárias ao sucesso das organizações.

É esta relação entre educação, pedagogias, ambientes de aprendizagem, tecnologias e competências digitais que professores, investigadores, pesquisadores e outros especialistas na área, de diferentes países, irão abordar e analisar nesta X edição do ieTIC, procurando responder a este enorme desafio de mudança e transformação digital acelerada com os recentes desenvolvimentos dos Metaversos e da Inteligência Artificial.

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